Ulisses ( resumo 6)

 

"Frio e inútil: pescoço fino e cabelo embaraçado e uma mancha de tinta, um leito de caracol. No entanto alguém o amada, o carregada em seus braços e em seu coração. Não fosse por ela a raça do mundo o teria esmagado sob seus pés, um caracol sem ossos despedaçado. Ela tinha amado seu sangue afiado fraco drenado do dela próptia. Era isso então real? A única coisa verdadeira na vida? O corpo prostrado de sua mãe o ardente Columbano em seu zelo sagrado passou por cima. Ela não existia mais: o esqueleto trêmulo de um galho no fogo, um odor de pau-Rosa e cinza molhadas. Ela o salvara de ser esmagado sob pés e partirá, mal tendo existido. Uma pobre alma tendo partido para o céu: e numa charneca sob estrelas cintilantes uma raposa, com o cheiro desagradável de rapina no seu pêlo vermelho, com olhos claros impiedosos acabava a terra, escutava, esburacada a terra, escutava, cabava e cavava.
    Através da página os símbolos se moviam numa solene dança mouresca, na pantomima de suas letras, usando bonés exóticos de quadrado e cubos. Dê as mãos, atravesse, incline-se diante do parceiro: assim: diabinhos da imaginação dos mouros. Partiram também do mundo, Averróis e Moisés Maimônides, homens escuros em semblante e ação, refletindo em seus espelhos zombeteiro a alma obscura do mundo, uma escuridão brilhando na claridade que a claridade não pôde compreender."

[...]

"Sr. Deasy]   -- Eu sou mais feliz do que você -- disse ele. -- Nós cometemos muitos erros e muitos pecados. Uma mulher trouxe o pecado para o mundo. Por uma mulher que não era nem um pouco melhor do que ela, Helena, a mulher de Menelau, os gregos guerrearam Tróia durante dez anos. Uma mulher infiel trouxe por lá primeira vez estrangeiros para o nosso litoral, a mulher de MacMurrough e seu amante, O'Rourke, príncipe de Breffni. Uma mulher também causou a derrocada de Parnell. Muitos erros, muitas falhas mas não o pecaso dos pecados. Eu sou um lutador agora é o serei até o final dos meus dias. Mas eu vou lutar pelo direito até o fim.

Por Ulster lutaremos
É Ulster salvaremos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ulisses (resumo 3)

Ulisses (resumos 1)